28 agosto, 2010

Eu? Eu escrevo... Eu refaço... Revivo... Conto...Reconto... Mas o bom de tudo é Madurar, não se deixando ficar podre!...

O que é bom... O que é uma boa Educação? Você pensa ou você pensa que pensa?... Pobre de mim, segudo Rubem Alves, pobre de mim, vivendo engaiolada à ensinar meus alunos coisas de um currículo que não faz parte da trajetória daquele aluno, que bem antes disso, antes de ser aluno ele é um SER, UM HUMANO, UMA CRIATURA...
Ele sugere: Use brinquendos que são ferramentas... Ou, use os dois, mas não deixe de usar os brinquedos da vida: "Os cinco sentidos são, a um tempo, seres da “caixa de ferramentas” e seres da “caixa de brinquedos”. Como ferramentas os sentidos nos fazem conhecer o mundo. A cor vermelha no semáforo diz que é preciso parar o carro. O som da buzina chama a minha atenção para um carro que se aproxima. O cheiro estranho na cozinha me adverte de que o gás está aberto. Como brinquedos os cinco sentidos me informam que o mundo está cheio de beleza. Eles são órgãos sexuais: com eles fazemos amor com o mundo. Dão-nos prazer e alegria." Rubem Alves...

Quanto desafio, eu quero PENSAR... FAZER AMOR COM AS IDÉIAS... Mas, sem gaiola, quero mesmo é voar... Pobre dos meus alunos! E agora? A quem vai ser, eu voei, mas eu vou voltar, porque que Mestre deixa seus discípulos sem seguirem o balançar de suas asas?... Voemos juntos, aprendamos juntos, hora eu, hora vocês, em bando é melhor... Para onde? Onde haja comida, onde haja alimento, não este alimento que enche e pesa, mas este alimento que nos faz voar... Onde há Palavras, onde nos dê a estranha sensação de que você acha que entende, e faz você liberar seu pensamento e assim, depois disso, quando você entender que não entendeu nada e se sente liberto, com firmes asas e resolve voar, em busca, neste momento, ah neste momento você ENTENDEU...




2 comentários:

R.C. disse...

"Madurar não se deixando ficar podre"...

Acho que será a frase de reflexão da semana.

Beijos, Van!
^^

Anônimo disse...

Lindo seu blog amiga. É imprecionante a sua capacidade de se expressar através da escrita, e como são bonitas as suas palavras, fortes...
Continue a viver essa emoção.....sempre!!!!!!!
Bjos no seu coração
Vanuza Nunes